domingo, 9 de março de 2008

Resposta ao Desafio de Blog nº4


A competição entre José Gomes “Gallito” e Juan Belmonte atingiu um entusiasmo em toda a Espanha, como nunca sucedera e como nunca mais voltou a acontecer. Foi de tal forma que esse entusiasmo gerado no primeiro quarto do século XX, é considerado como o principal factor da popularização das corridas de toiros como o principal espectáculo peninsular.
Entre Joselito ou Gallito e Juan Belmonte havia uma grande diferença. O primeiro era um lidador completo e um dominador de todas as sortes, o segundo um toureiro de recortes artísticos excepcionais.
Joselito é considerado a maior figura de sempre da tauromaquia . Começou a tourear fazendo parelha com “ Limeño “ com apenas doze anos de idade . Eram os célebres “ niños taurinos “, que em Portugal actuaram muitas vezes, em Algés e em Aveiro. Joselito referia-se muitas vezes ao aspecto de ter sido em Portugal que começou a ganhar algum dinheiro e onde por consequência iniciara muito jovem a sua carreira profissional.
Foi seu irmão “ El Gallo “ que lhe deu a alternativa numa corrida em Sevilha a 28 de Setembro de 1912. O seu êxito como matador de toiros foi tão grande que no ano seguinte bateu todos os recordes de actuações, tendo sido contratado para 120 corridas, mas tendo apenas realizado 105. Joselito, acabou por morrer em Praça, numa corrida onde não era para actuar, mas que pela exigência do público acabou por ser contratado á última hora. Nessa tarde de 16 de Maio de 1920, ele deveria ter actuado em Madrid, mas foi retirado para entrar na corrida fatal de Talavera de la Reina.
Refira-se a curiosidade de que a Praça de Talavera de la Reina comemorava nessa corrida trinta anos da sua inauguração, onde tinha actuado o pai de Joselito, o matador de toiros Fernando Gomes y Garcia “ El Gallo “, que fora o primeiro a estoquear um toiro naquela praça.
Foram apenas oito anos de carreira como matador de toiros. Foram 680 entradas em Praça e 1.557 toiros estoqueados, número impressionante que os cronistas da época sobrevalorizam como tendo sido de êxito constante, tendo sido muito raras as circunstâncias em que saiu de uma praça sem deixar a marca do seu sucesso.
Joselito toureou pela primeira vez como matador no Campo Pequeno a 10 de Outubro de 1917 com lotação esgotada e pela última vez nesta mesma praça a 3 de Junho de 1919, numa extraordinária corrida com Picadores.
Toda a Espanha parou no dia seguinte ao de sua morte. As suas exéquias fúnebres estão referidas como das mais expressivas de todos os tempos. O seu magnífico mausoléu no cemitério de Sevilha, é uma obra de arte de Beulliure e conta-se como um dos monumentos mais visitados da Andaluzia.

Sem comentários: