domingo, 23 de março de 2008

Resposta ao Desafio do Blog nº 5


Manuel Casimiro de Almeida , natural de S. Pedro do Sul perto de Viseu, foi o primeiro Cavaleiro tauromáquico a tomar a Alternativa do Campo Pequeno em 1892, tendo como Padrinho, Alfredo Tinoco. Antes tinha sido bandarilheiro e forcado, participando em muitas corridas desde o ano de 1877 . A partir de 1890 dedica-se por inteiro à tauromaquia equestre e assume a primeira grande competição nacional, numa disputa que esgotava todas as praças onde actuavam , com Fernando de Oliveira.
Personagem muito querida dos aficionados, foi a principal figura nacional durante mais de duas décadas .
A sucessão desse posto foi tomada por seu filho José Casimiro de Almeida, que atingiu uma popularidade tal, que pelas narrações da época nunca mais teve paralelo. Pai e filho actuaram juntos em muitas circunstâncias, desde logo na Alternativa que teve lugar no Campo Pequeno a 6 de Setembro de 1903, mas também no estrangeiro, tendo sido os primeiros grandes embaixadores da nossa arte Marialva, em França e em Espanha. O êxito da sua apresentação em Madrid em 1906, foi de tal forma importante que o público exigiu a organização de uma corrida no mês seguinte.
José Casimiro após a retirada de seu pai, fica como o principal cavaleiro das nossas praças e actua até ao ano de 1931. Antes porém de se retirar dá a alternativa a seus dois filhos, Manuel e José Casimiro de Almeida. Enquanto o primeiro, apesar dos êxitos das suas apresentações, tem uma carreira curta de apenas três épocas, como profissional, o segundo mantendo uma forma de tourear muito próxima da de seu pai, continuará a figurar nos cartazes até ao início da década de cinquenta. José Casimiro ( filho ) foi assim o último desta distinta dinastia de grandes cavaleiros tauromáquicos e foi competidor de nomes grandes da nossa tauromaquia como Simão da Veiga Júnior, João Núncio ou Fernando Salgueiro.

Sem comentários: