quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Alexandre VI- O Papa Aficionado


Existem dois momentos no final da Idade Média que são «marcos» determinantes da evolução do toureio e das toiradas em Espanha.
O primeiro é protagonizado pelo Mouro Gazul no tempo do Rei Boabdil, também chamado o «Rei Chico» e que foi ultimo dominador muçulmano da Al Andaluzia, derrotado na Guerra de Granada, pelos Reis Católicos em 1492.
O Mouro Gazul foi o primeiro a «lancear» toiros em regra, tal como ilustrou Goya nas suas gravuras da história da Tauromaquia. Ou seja, os mouros do reino de Granada adoptavam os hábitos peninsulares de lidar toiros .
Nos festejos Medievais os toiros eram introduzidos num recinto onde os vários cavaleiros sem grande «regra» e apenas numa demonstração de valentia, tentavam matar o animal selvagem. Agora com Gazul, entrava em praça apenas um cavaleiro com lança e era ele que devia receber as investidas do toiro e com a sua lança provocar a sua morte. Era já apoiado por peões, que faziam os «quites» ao toiro quando este feria ou provocava o derrube do cavaleiro.
O segundo momento particularmente da evolução tauromáquica é o da substituição da «lança» pela «Garrocha ou Vara».
Decorre da alteração da mentalidade da Idade Média e da influência renascentista. Acontece portanto nos finais do século XV.
O primeiro a usar esta nova forma de dominar os toiros é o Marquês de la Algaba. Ele introduz simultaneamente uma competição entre dois cavaleiros ( Picadores ).
Existem inúmeros relatos destas competições do Marquês de la Algaba com Pedro de Medicis, em festejos em Espanha e em Itália.
Em Itália porque o Papa Alexandre VI, cujo nome era Rodrigo Borgia ( o que foi descrito por Maquiavel, no Príncipe ) tinha nascido na Navarra e seu filho César Borgia, que foi Bispo de Valência, teria sido também um lidador de toiros.
Ficaram nos registos da história do Vaticano, essas Toiradas realizadas em Roma, como comemoração da sua libertação após a vitória sobre Carlos VII de França que tinha invadido Italia, tomado a capital e feito guerra aos Borgias.

Sem comentários: