domingo, 24 de fevereiro de 2008

Desafio do Blog nº2 - Resposta


Grupo de Forcados Amadores de Santarém

António Gomes de Abreu foi o primeiro cabo do Grupo de Forcados Amadores de Santarém e seu fundador no ano de 1915. Natural de Santarém, António Abreu chegou a apresentar-se como Bandarilheiro na Praça de S. Domingos em 1914 e posteriormente noutras praças de toiros, mas rapidamente passou a optar pelas pegas. Como Forcado pegou até à tarde de 27 de Maio de 1945, altura em que numa corrida no Campo Pequeno, entregou a chefia do Grupo a D. Fernando de Mascarenhas, que foi assim o segundo Cabo dos Amadores de Santarém. António Abreu registou o impressionante número de cerca de mil toiros pegados. A sua despedida decorreu numa ambiente de grande festa, que os aficionados da Festa enchendo por completo a praça lhe quiseram tributar, reconhecidos por uma carreira longa e de enorme significado taurino.
A escolha de D. Fernando de Mascarenhas como segundo Cabo do Grupo foi unânime, pois todos reconheciam que naquela época entre todos aquele que mais emoção e vantagem dava aos toiros e o que por esse facto tinha mais prestigio como pegador de toiros. Pouco tempo esteve à frente do Grupo, o Conde da Torre. Em 1948 passou esse testemunho para outra figura carismática, Ricardo Rhodes Sérgio.
Rhodes Sérgio que entrara para o Grupo em 1936, seria o melhor Cernelheiro de todos os tempos e também Rabejador, mas sobretudo um grande condutor e formador de Homens. Ele comandou a Grupo até ao final da temporada de 1969.
Estes três Homens que foram os três primeiros Cabos do Grupo de Amadores de Santarém, foram os principais responsáveis pelo lugar muito especial que distingue este Grupo de Forcados no panorama tauromáquico mundial. Esta apreciação que deriva de um carisma muito especial que qualquer dos três tinha, em nada desclassifica os posteriores Cabos do grupo, que souberam manter o lugar de destaque que o Grupo desde os primeiros anos ocupou.
Este ano vai ser um ano de uma nova passagem de testemunho na liderança deste Grupo.
Pedro de Figueiredo ( Graciosa ) vai deixar essa função . Ele é o oitavo cabo, pois sucedeu por ordem cronológica a José Manuel Soutto Barreiros (1969-1979), Carlos Empis (1979-1981); Carlos Grave (1981-1996 ), Gonçalo Cunha Ferreira (1996-2002) e Pedro de Figueiredo desde 2002.
Vai suceder-lhe Diogo Sepúlveda que é um grande forcado a quem já vimos fazer pegas brilhantes e que pertence a uma família de grandes e saudosos forcados.
Foram mais de 400 os homens que honraram esta Jaqueta ao longo de todos estes anos e entre eles contam-se até Fundadores e Cabos de outros Grupos, como Simão Malta ( fundador do Grupo de Montemor ), Joaquim José Capoulas ( Cabo do Grupo de Montemor), José Nunes Patinhas ( Fundador e Cabo do Grupo de Évora) e Rui Soutto Barreiros ( Cabo do Grupo do Ribatejo ).

Sem comentários: