terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Museu tauromáquico


Criar um Museu Tauromáquico digitalizado foi por nós sendo concretizado. São alguns milhares de fotografias das inúmeras tarefas (faenas) ligadas à criação do toiro bravo, às corridas de toiros e aos seus protagonistas, à Arte associada à Festa Brava, das grandes figuras da tauromaquia, das Praças antigas e modernas, de cartazes, de arquivos históricos. Tudo isto foi iniciado e continua a ser compilado pela convicção da sua utilidade, como instrumento de transmissão de conhecimentos de natureza histórica e de recordação de momentos vividos, por referências duma arte eminentemente nacional que muitos tiveram o privilégio de ver e sentir, sendo por consequência também instrumentos de uma possível boa recordação.

Tivemos depois uma ideia que passamos a concretizar. Elaborar apresentações desses diapositivos, numa sequência com lógica, enquadrados por música apropriada, gravados em DVD, para que possam ser vistos através de um televisor. Numa primeira fase fizemos três apresentações distintas, com mais de duzentos e cinquenta diapositivos cada:

1- Toiros & Faenas: do Bezerro ao Toiro; Ferras do antigamente; Tentas, Entradas e Encierros; As Corridas de Toiros; a Arte de Tourear; Grandes artistas; Picarias e Largadas; Acoso e Derriba; o Fantástico e o Inédito; Ribatejo - terra da tradição.

2- Figuras do Toureio: As lides do passado longínquo; Costilhares e Pedro Romero e o início do toureio moderno; momentos de todas as grandes figuras, que marcaram uma época - do século XIX ao final do século XX.

Completa esta apresentação, uma sequência a que chamamos TOIROS EM SEVILHA em que, procurando a criatividade, mostramos o sabor muito particular de uma corrida na Maestranza e dos grandes momentos a que podemos assistir, desde toda a visualização de um ambiente muito especial, até à saída pela Porta do Príncipe. Tudo terminando na Feira de Abril.

3- Toiros em Portugal: Um pouco da história das Toiradas, com imagens elucidativas desta tradição aristocrática, que o Povo adoptou para si; os grandes Cavaleiros tauromáquicos do século XVII até aos nossos dias; os Matadores de Toiros portugueses. Através de imagens inesquecíveis e da transmissão de dados biográficos.

Ofereci algumas cópias destas Apresentações a algumas pessoas amigas. Que me pediram para anunciar estas obras que causaram surpresa e originaram sensações fortes de boas recordações.

2 comentários:

Anónimo disse...

Entrei no seu blogue por acaso, ou antes, a conselho de um aficionado. Como comentário: promete! Para já fica a ideia inovadora da criação de um Museu Tauromáquico... A propósito: não fazendo parte do leque dos felizes contemplados pelas "cópias das apresentações", como posso adquiri-las?
Boas recordações é do que precisamos! Viva a Festa Brava! Gândara da Costa

Anónimo disse...

Como resposta ao seu pedido de informação, basta encomendar para o mail anunciado e deixar o seu contacto. mail:toiros.faenas@live.com.pt
José Andrade