quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

A última Corrida no Campo de Santana


A última Corrida na Praça do Campo de Santana ocorreu a 6 de Dezembro de 1887. Tourearam essa Corrida os cavaleiros Casimiro Monteiro, Alfredo Tinoco, José Bento Araújo e D. Luís Rego e os toiros pertenciam aos ganaderos Roberto & Irmão.

A praça foi posteriormente interdita, pois já não oferecia condições de segurança para o público. Tinha sido inaugurada a 3 de Julho de 1831 e, durante esses anos, foi o principal palco de expressão tauromáquica de Portugal.

O facto de a sua última corrida se ter realizado no mês de Dezembro é perfeitamente elucidativo da grande dinâmica que os espectáculos taurinos tinham em Lisboa naquela época. De 1887 a 1892 -data da Inauguração do Campo Pequeno- a cidade de Lisboa não teve praça de toiros.
As primeiras Alternativas, dadas em Portugal, aconteceram precisamente nesta Praça de Toiros. Foi uma época de grande desenvolvimento das Corridas e onde se consolidou o modelo das actuais corridas de toiros portuguesas.

As grandes referências de cavaleiros toureiros do século XIX, foi aí que iniciaram as suas carreiras e foi aí que tiveram os seus maiores momentos de glória. Muitos foram os grandes artistas que animaram esta Praça e contribuíram para a consolidação da aficion lisboeta: o Conde do Vimioso; o Marquês de Castelo Melhor; Carlos Relvas; Vitorino Frois; José Bento Araújo; Alfredo Tinoco da Silva; Manuel Casimiro de Almeida; Fernando de Oliveira, entre muitos outros.

1 comentário:

Anónimo disse...

Mais uma vez um artigo muito interessante, com imagem à altura. Felicito-o pelo DVD TOIROS E FAENAS, de grande qualidade. Sem dúvida um documento histórico, único no género. A não perder!