quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Introdução à temática do Blog



As Corridas de Toiros de hoje são uma expressão extraordinária de beleza estética, associada à criatividade artística, à serenidade e à coragem humana. Elas são uma consequência natural de um costume ancestral dos povos da Península Ibérica, que os distingue e diferencia de quaisquer outros, em que se expressam características muito particulares de um enorme valor cultural.

O que podemos observar hoje, onde prevalecem sinais evidentes dos tempos de outrora, representa uma evolução histórica, que está intimamente ligada à História de Portugal e também à de Espanha, onde houve uma evolução diferente na forma de manter e preservar o costume comum.

O toureio apeado moderno, com protagonistas de arte extraordinária, como Belmonte, os irmãos Bienvenida, Domingo Ortega, Pepe Luís e Manolo Vasquez, Manuel dos Santos, Ordoñez, Paco Camiño, Paco Ojeda, José Tomas, entre muitos outros, representa uma extrordinária evolução artística. Penso que é pacífica a afirmação de que este toureio moderno começa com Costilhares, no século XVIII, que foi quando o toureiro se começou a impor ao Picador, mercê da admiração popular. O grande Pedro Romero ficaria assim na história das toiradas, como o último matador da era antiga. É desta evolução até aos nossos dias, apontando as figuras e os factos de referência, que iremos abordando neste Blog.

Também a evolução do Toureio a cavalo, que assumiu a sua grande expressão em Portugal e que aqui teve momentos particulares de especial relevo, como foram aqueles tempos da década de trinta do seculo XIX, aquando da inauguração da Praça do Campo de Santana, ou os finais desse mesmo século, aquando da inauguração do Campo Pequeno, ou ainda na década de cinquenta do século vinte, quando a Festa dos Toiros era indiscutivelmente o espectáculo mais popular de Portugal.

Não esquecendo nunca também a importância que a criação do Toiro tem para as Corridas e essas figuras tão exclusivas de Portugal, que são os Forcados. Eles são os protagonistas da mais importante e participada manifestação tradicional portuguesa, aquela que maior número de famílias portuguesas envolve e são sem dúvida uma imagem sublime, da tempera e galhardia portuguesa.

Sem comentários: