sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Criação de Toiros (2)- Ganadarias com 150 anos

Existem duas Ganadarias com mais de 150 anos, que por esse facto e porque ao longo de todos estes anos têm mantido o prestígio alcançado desde a sua apresentação até à actualidade, assumem um lugar de destaque na criação do Toiro de Lide.
Uma portuguesa que foi fundada por António José Pereira Palha no ano de 1846.
Outra espanhola que foi fundada em 1842, por Juan António Miura.
A Ganadaria Palha Blanco, foi fundada a partir de vacas adquiridas pelo Lavrador português a alguns daqueles que tinham adquirido em Hasta publica os bens e terras do Infantado. A José Veloso Horta, ao Marquês de Belas, ao Estêvão de Oliveira e a Sousa Falcão. A sua mais remota origem é assim duma proveniência de Vicente Vasquez, o grande ganadero andaluz que chegou a ter um manada de mais de 5.000 vacas. Foi o Rei Fernando VII, que adquiriu uma boa parte destas vacas, depois da morte de Vasquez e ofereceu uma parte delas ao Rei português D. Miguel . Foi a fundação da ganadaria do Infantado, que posteriormente e da forma que relatamos iniciou a Ganadaria Palha Blanco.
A foto que apresentamos é de José Pereira Palha, filho do fundador da ganadaria Palha Blanco e que foi uma ilustração da revista La Lídia.
A ganadaria de Miura, foi fundada por um capricho. Juan Miura era um fabricante de «sombreros» e investiu as suas poupanças na aquisição de vacas bravas para dar satisfação a um sonho de seu filho Eduardo. A família Miura não tinha qualquer ligação ao campo antes da aquisição da ganadaria.
Essas vacas compradas a vários, no ano em que morreu Juan Miura totalizavam já 1.500 animais reprodutores. Todas com origem na ganadaria dos irmãos Galhardo, que no ano de 1792 já corriam toiros em Madrid.
As vacas dos Galhardo, tinham a curiosa origem Cartujana. Efectivamente os monjes cartujanos foram pioneiros na criação e selecção do toiro bravo na Andaluzia e dessa sua acção deriva o encaste Galhardo.
Os toiros Miura são legendas da tauromaquia, sobretudo pelos dramas que protagonizaram. Dizia o grande Matador Pepe Luís Vasquez “ a questão não é de ser a ganadaria que provocou mais mortes…mas a ter sido aquela que matou grandes figuras “
Efectivamente os dramas provocados por toiros Miuras começam no ano de 1962 em Madrid, quando de uma cornada do toiro de nome Jocinero, morre o grande “ Pepete”, que era tio avô de Manolete que Islero vitimou em 1947. Outro grande nome, Domingo Dominguin, tinha sucumbido por ferimentos de “Desertor”, no ano de 1900.

Sem comentários: